miércoles, 8 de octubre de 2014

Un dia no mundo (meu dia…)



Un dia no mundo (meu dia…) ‪#‎27S15UB
Sai da cama às 05.30 am, e me liguei nas noticias do radio, que apesar de ser as primeiras para mim ja deveríam haver corrido o mundo. Enquanto fazía minha caminhada matinal lembrei do meu amigo Roque, que me convidou para este evento. O tempo estava frio, coisa de 6º C, mas o dia despontava com céu claro. Últimamente o clima se importa pouco com o calendario. Estamos em primavera a estação das flores, mas nem por isto os dias são mais amenos. Ar de primavera só entre o meiodía e as quatro da tarde, logo depois já com o sol “caindo” a temperatura se derrumba. E a noitinha já fica próxima aos valores do amanhecer. A estação se apressenta diferente do que eu lembro de quando eu era criança. Não vejo mais aquelas borboletas monarcas, de cores brilhantes, pulando de flor em flor, e.dificilmente dá para encontrar um beija flor, e muito menos uma abelha.
Depois dum bom banho quente, e uma taça de cafe fumegante, voltei ás noticias do mundo. Deste mundo que parece não se entender. O pais que se considerava a maior democracia do planeta, jamais deixou de pretender exportar sua experiencia no asunto, a outros países menores. Às vezes, invocando a ajuda humanitaria. Outras para manter a paz. Ou para preservar um governo resistido pela população. Ou para derrubá-lo. Sempre abusando da prepotência empregada por um grande contra um pequeno. É impossivel acreditar en guerra, apesar de que o noticiero fale “em ventos de guerra”. Porque tudo se ressume em enviar maquinas voadoras para bombardear desde as alturas, tudo que possa ser confundido com movimento de tropas, ou um arsenal... não importando muito que o alvo escolhido seja um Hospital o uma Escola.
Não posso deixar de pensar nas pessoas atingidas, indefensas, no meio da noite, com o estrondo das bombas; às paredes caindo, o choro das crianças feridas... e os gritos de agonía dos mais velhos; mas devo voltar a ocuparme com meu conto “As viscicitudes de Fortunato Azambuja” um personagem capaz de ser encontrado em qualquer cidade grande. Fortunato é um baita picareta e foi inspirado em um paisano já desparecido, com veleidades políticas; não pela politica em si... senão pela grana que poderia amealhar. Estou no fim, no último capitulo e ainda não resolví como va acabar o tal de Fortunato.
Dei uma olhada,  nas manchetes do dia para saber que ativistas antibelicoss convocaram  uma protesta en Londres contra a participação británica nos ataques ao l Estado Islámico.
Uma parte dos inmigrantes ilegais en EE.UU. terá a oportunidade de juntarse às Forças Armadas estadounidenses, segundo nova lei  do Pentágono publicada na quinta feira passada.no periódico Military Times.
Novo livro de Udo Ulfkotte, revela pratica regular de pagos aos medios da Alemania por parte de EEUU e OTAN. A publicação titulada “Jornalistas comprados”, apresenta uma multidão de casos, nomes e exemplos, de manipulação da opinião pública alemã.
Menos de 24 horas después de su llegada a la órbita del planeta rojo, la cuenta oficial en Twitter del orbitador de la ISRO (agencia espacial india) ha subido este jueves una foto de la superficie marciana con el mensaje "la vista es agradable aquí".
O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas , aprovou na manhã de hoje, em Genebra, outra resolução proposta pela Argentina, condenando os “fondos buitres” por 33 votos a favor, 5 contra e teve 9 abstenções.
A Secretaria do Estado para América Latina, Roberta Jacobson declaró que os convites para a futura Cumbre das Américas, arrecém serão enviados no final de ano e que o despacho dos mesmos correspondera a Panama anfitrion do evento, e não falou sobre a presença dos EEUU que estaria supeditada a não presença de Cuba, já que entendem que só deveriam participar os países democráticos.
Na Argentina, organizações sociais, chamaram à resistência, ante  a campanha das multinacionais no intento de regular a produção de alimentos a partir das sementes, e declarraram que toda patente sobre sementes é uma violação e que os povos tem o direito de se opor à pretendida apropiação. O novo enfrentamiento entre os agricultores locales e os capitalistas virados donos das sementes (Monsanto), tem lugar en Parana, Entre Rios, e quem convoca é a Junta Abya Yala pelos Povos Livres (JAPL).
Em Montevidéu, ainda faltando menos de trinta dias para a primeira volta das eleições, o fim de semana se apresenta tranquilo; os politicos, fora alguma carreata, descansam porque ate o mais ativo deve fazer uma pausa. E não adianta estresarse, por muito motivado que esteja para chegar lá. Aqui como lá ninguem e de ferro...Ora!
Bem... nesta aventura que é escrever, criar; compartir emoções e conhecimentos dei de frente com um tesoro que por enquanto vou profundizar, os Abya Yala, seríam os descendentes dos povos originarios que povoaram a América, antes de que os espanhois e o resto dos europeios, “descubrissem” um continente que já estava ha muito, descoberto e povoado.  
enrique cuadrado gambardella / Ciudad de la Costa – Canelones Uruguay





No hay comentarios:

Publicar un comentario