LOS TIEMPOS QUE CORREN
Manifestação pela independência da Catalunha
reúne 1,8 mi em Barcelona
Marcha se estendeu por 11 quilômetros para pedir a realização de uma
consulta pela soberania; a ideia é que o plebiscito seja realizado em 9 de
novembroBrasil de Fato / Da Redação - 12/09/2014
Com o lema “enchamos as ruas para encher as urnas”, aproximadamente 1,8 milhão de pessoas participaram de uma manifestação a favor da independência da Catalunha, nesta quinta-feira (11). A marcha se estendeu por 11 quilômetros para pedir a realização de uma consulta pela soberania, tal como foi proposta pelo governo regional da Catalunha, Artur Mas. A ideia é que o plebiscito seja realizado em 9 de novembro. O Executivo espanhol, no entanto, considera a medida ilegal.
O ato teve início às 17h14, hora local, para coincidir com o momento da queda de Barcelona pelas mãos das tropas bourbônicas durante a Guerra de Sucessão, há exatos 300 anos e que pôs fim à autonomia da região.
Os manifestantes usaram camisetas vermelhas e amarelas, as cores catalãs, e desenharam um V por 11 quilômetros nas principais ruas de Barcelona, que significa Vontade de Votar.
O ato desta quinta foi o terceiro consecutivo com caráter independentista realizado no dia da Catalunha e o que reuniu mais pessoas, segundo veículos espanhóis. O referendo, se aprovado, não terá caráter vinculante, servindo apenas como termômetro para saber se a maioria das pessoas é favorável ou não à independência da região.

No hay comentarios:
Publicar un comentario