martes, 2 de septiembre de 2014

Porto Alegre: Aeromóvel transporta menos da metade do público previsto por dia



EL ESTADO DE LAS COSAS

Aeromóvel transporta menos da metade do público previsto por dia

Inaugurados em agosto de 2013, os dois veículos que ligam estação do trensurb ao aeroporto operam abaixo da capacidade
Zero Hora  por Jaqueline Sordi 02/09/2014 | 04h01
Olhares curiosos, câmeras fotográficas e assentos vazios ainda são recorrentes no percurso de 814 metros que liga a estação de trem do trensurb ao aeroporto Salgado Filho pelas alturas. Inaugurado há pouco mais de um ano, o aeromóvel tem operado com um número de passageiros abaixo das expectativas e segue uma novidade para muita gente.
A previsão inicial era de transportar mais de 7 mil passageiros ao dia. Entretanto, conforme balanço da Trensurb, desde a inauguração oficial, que ocorreu em 10 de agosto de 2013, pouco mais de 600 mil pessoas já utilizaram o meio de transporte: uma média de 3 mil usuários ao dia.
Ainda que estejam crescendo a cada mês, esses números podem representar um atraso na estimativa de retorno do investimento, prevista para até 15 anos. Os dados apontam que, nas 221 viagens diárias, a média de passageiros por trecho é de 15 pessoas, o que corresponde a menos de 10% da capacidade dos veículos que operam o trajeto: o A100, para 150 pessoas, e o A200, que comporta 300.

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O aeromóvel representou uma mudança significativa principalmente na rotina de quem trabalha no aeroporto. Com uma comunicação mais rápida e segura entre a estação de trem e o terminal, funcionários afirmam que os riscos de assalto diminuíram para quem percorria o trecho a pé.
No final de semana, turistas e curiosos são vistos com frequência realizando o trajeto para conhecer o aeromóvel. Foi assim com a pequena Clara, três anos, que não conseguia esconder a ansiedade enquanto aguardava a chegada do veículo no último sábado. Ao lado dos pais, Marnei Ramos, 35 anos, e Claudia Paiva, 37, a menina estava prestes a usar a linha pela primeira vez.
— Estávamos indo para a Expointer e decidimos chegar lá passando pelo aeromóvel. Nunca tínhamos andado, então optamos por deixar o carro no aeroporto e matar a curiosidade — conta Ramos.
O período da Copa do Mundo foi um dos mais desafiadores desse primeiro ano de funcionamento, explica Sidemar Francisco da Silva, gerente do Centro de Desenvolvimento Operacional Aplicado à Tecnologia Aeromóvel da Trensurb. Entre 12 de junho e 13 de julho, cerca de 93 mil pessoas foram transportadas. O recorde de 3.897 passageiros em um dia ocorreu em 25 de junho, quando a Argentina venceu a Nigéria por 3 a 2 no Estádio Beira-Rio.
— Os números atuais são considerados satisfatórios e estão crescendo, já que muitas pessoas ainda estão conhecendo o aeromóvel. Acreditamos que em dois ou três anos chegaremos aos 7 mil. Antes da Copa, eram menos de 2,9 mil pessoas ao dia. Agora, são mais de 3,1 mil. Ainda estamos passando por ajustes para integrar todos os sistemas, mas nada que prejudique os usuários — garante Silva.
Linha ligará PUC sobre a Ipiranga
Há poucos dias, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) teve parte dos R$ 5,5 milhões liberados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para iniciar os projetos executivos e de engenharia do aeromóvel que ligará o Salão de Atos até o Parque Esportivo, cruzando a Avenida Ipiranga.
A ideia é construir uma espécie de linha de testes que, além de funcionar como meio de transporte, será usada para estudos de novas tecnologias em um laboratório construído em uma das estações. As obras devem começar no segundo semestre de 2015. O veículo terá capacidade para 75 pessoas e percorrerá o trajeto de cerca de 350 metros em 90 segundos.
— Esta nova etapa terá duração de três anos. As obras devem levar um ano para ser concluídas e, depois do período de testes, será liberada para a população e pesquisas. A expectativa da liberação operacional da linha é julho de 2016 — prevê Edgar Bortolini, coordenador do projeto na PUCRS.
No gasômetro, ainda longe da realidade
A ideia de restaurar e expandir a linha do aeromóvel da Usina do Gasômetro ainda parece um sonho. Construída em 1983, a estrutura pioneira, que tem 1,2 quilômetro, nunca foi usada comercialmente. Marcus Coester, diretor do Grupo Coester, que controla a Aeromóvel do Brasil S.A., conta que a empresa já possui estudos para propor uma ligação entre o Mercado Público e o Shopping Praia de Belas. A ideia é buscar investidores para que seja uma operação privada. Consultada, a prefeitura não quis se manifestar.




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